Seguidores

quinta-feira, 26 de novembro de 2009



Um olhar sobre a nascente do Rio Vieira


As nascentes são os inícios de pequenos córregos que, ao se juntarem, formam ribeirões e rios. A nascente principal do Rio Vieira é na Fazenda dos Vieira, localizado a 8km da cidade de Montes Claros , norte do estado de Minas Gerais.
Foi proposto pela professora Maria Jacy um Estudo do Meio, a fim de pesquisar sobre a nascente do rio Vieira, uma vez que este é o principal rio da cidade. O referido estudo tinha como objetivo fazer um paralelo entre o rio poluído que corta a cidade e a nascente que se encontra preservada em uma fazenda particular. Dessa forma foi realizado no dia 8 de novembro de 2009 uma visita a fazenda Santa Branca, na qual os estudantes foram conduzidos por um guia até a principal nascente do rio.
Durante o percurso foi observado que a mata ciliar permanece preservada pelos moradores daquela região. Sendo notado também que o rio tem um grande curso de águas limpas e potáveis. Foram registradas, ao longo do passeio, fotografias de vários pontos considerados importantes para a pesquisa em questão dentre as imagens se destaca a nascente do rio.
Segundo VALENTE (2008):

Nascentes são manifestações superficiais de água armazenada nos chamados lençóis subterrâneos que são abastecidos por parte das águas de chuvas que penetram no solo pelo fenômeno conhecido por infiltração. Tudo isso faz parte do ciclo hidrológico (...).( VALENTE 2008)


O rio possui três nascentes, sendo duas que minam águas das pedras e uma que brota das raízes das árvores que se encontram a beira do rio. Os elementos das paisagens registradas são consideradas naturais, permanecendo totalmente preservado.
Dando um passeio pela cidade de Montes Claros fica difícil acreditar que o rio que corta o município e se encontra em uma situação de extrema poluição é o mesmo que foi registrado aquelas nascentes. Vale ressaltar a importância da pesquisa em questão para despertar na sociedade montesclarense essa criticidade em relação à preservação do meio ambiente e em particular do principal rio da cidade. E tendo essa situação deplorável do rio Vieira como exemplo para que não se cometa os mesmos erros com outros recursos da natureza.
REFERENCIAS:

VALENTE, Osvaldo Ferreira. Sobre nascentes e rios. Site WWW. Portal EcoDebate.com.br. 2008

Nilcilane Leite
Ana Laíza

Um comentário: