Seguidores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CURIOSIDADES SOBRE O RIO VIEIRA


Localização:

* Rio Vieira, nasce na antiga fazenda dos Vieiras, que foi dividida em várias outras fazendas. Uma delas hoje é a Betânia, um sítio que hoje pertence as freiras do Colégio Imaculada Conceição em Montes Claros. Nesse local o rio tem duas nascentes.

Controvérsia:

* O Rio Vieira recebe este nome devido suas nascentes localizarem na antiga fazenda dos Vieiras, mas tem certos pontos que ele recebe outros nomes, como por exemplo: Rio dos Carrapatos.

* Conta – se que no século passado, o naturalista viajante Auguste de Saint- Helaire passou pela fazenda de José Vieira de Matos, cujo nome era “Ribeirão”, explicando que “a habitação de Ribeirão depende da paróquia de Itacambira, que jaz afastada oito léguas , e está compreendida no termo de Minas Novas”. O proprietário era um homem que renunciou ao emprego na administração dos diamantes, para terminar os seus dias em paz no sertão. Em que pese a ausência de qualquer registro , seria esse José Vieira de Matos a emprestar o “Vieira” ao rio. Sua fazenda era localizada nas proximidades da hoje cidade de Bocaiúva e ele certamente, pelas suas posses, teve muita influência na antiga Formigas, cujo rio, por coincidência, tinha o mesmo nome de sua propriedade: “ Ribeirão”, mais tarde virou “ Vieira”.

Progresso:

* O percurso original do Rio Vieira foi desviado para melhor execução do projeto de construção da Avenida Sanitária, que não permitia tantas curvas na região central da cidade.

* De acordo com o senhor José Ponciano Neto – Técnico de Produção e Meio Ambiente da COPASA ( Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais), a COPASA tem projetos que visam o tratamento das águas do Rio Vieira através de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de Interceptores.

“Com águas limpas e transparentes, o Rio Vieira foi transformado em um manancial morto pela poluição e enterrado em “caixotes” de concreto”. Hermes de Paula


Acidentes:

* Ao longo da avenida é comum o número de acidentes envolvendo carros e motos, alguns com vítimas fatais. Segundo levantamento da Polícia Militar de Montes Claros muitos motoristas embriagados curam suas ressacas “bebendo” as águas poluídas do Rio Vieira.

Volume de água:

* O grande volume de água visto na região próxima ao Rio Verde Grande, onde o Rio Vieira deságua é resultante da água dos esgotos recebidos na cidade de Montes Claros.

Enganos:

* A área coberta da Avenida Sanitária que passa no centro da cidade não se refere ao Rio Vieira, como pensa a maioria da população. Trata- se na verdade de uma barroca que se encontra com o rio.

Lazer:

*O rio hoje poluído já foi área de lazer. Boa parte da população de Montes Claros recorria aos diversos poços para nadar em águas limpas e transparentes. “Naquele tempo eram cinco os poços preferidos. No fundo da fábrica de tecidos Santa Helena, hoje residência de Antônio Augusto Athayde, as pessoas desciam pelo “ beco da fábrica” e iam nadar no “poço da fábrica” ou “rio da fábrica”, trecho frequentado por rapazes de mais de 18 anos. O outro poço ,“beco da guarda” recebia meninos de aproximadamente 12 anos. E logo abaixo, havia o poço do mirante” , em frente ao mirante do padre Chaves. Por fim , o poço da banca”, com cerca de 50 metros de comprimento e muito fundo, era o poço dos adultos e mulheres de vida livre. O poço mais frequentado por rapazes de famílias importantes era o poço de Antônio dos Anjos”, no Melo na fazenda de Antônio dos Anjos. O detalhe interessante é que todos nadavam pelados nesses poços.

Fonte:Revista Montes Claros em Foco 1979.

Acadêmica:Jacqueline Souza


2 comentários: