Seguidores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Nascente do Vieira: uma visão holística no sentido da preservação

Juliane Cardoso
Sidele Albergaria



           A nascente do Rio Vieira está na fazenda dos Vieira, localizada à 8 Km do município de Montes Claros, norte do estado de Minas Gerais, Brasil. Seu percurso é de mais ou menos 70 Km. Vários minadouros abastecem o rio,que tem afluentes como o córrego dos Mangues, o córrego Vargem Grande e o rio dos Bois, esse através do rio Pai João e outros regos. O Vieira desagua no Rio Verde Grande que deságua no Rio São Francisco e por fim no Oceano Atlântico (CODEVASF,2009). O rio Vieira trascede sua nascente e perpassa por vários bairros de Montes Claros, onde o mesmo fica cada vez mais poluído e degradado. Infelizmente, ainda hoje é difícil conciliar desenvolvimento econômico e social com preservação do meio ambiente.


          Carvalho (2009), a uma entrevista ao Grande Minas Rural, no mês de Julho, disse: essa água é a primeira oriunda da nascente e é de extrema qualidade principalmente pela ausência de coliformes fecais e elementos nocivos . Já em uma palestra realizada no 7º período de Pedagogia , na UNIMONTES,o mesmo disse que hoje isso não se procede, a água do Rio Vieira, infelizmente não é pura, sendo imprópria para o consumo.

          Em razão desse fato é importante a implantação de programas de gerenciamento ambiental nas águas do Rio Vieira, ou seja, deve haver uma consciêntização ambiental.




          Nestas imagens temos a nascente do rio Vieira, cercada por pedras e percebe-se pouca mata ciliar, ou seja, vegetação que ocorre nas margens do rio. A mata ciliar é importante na nascente e no percurso do rio, pois protege os recursos naturais e abióticos, evitando assim as erosões e degradações nos cursos de água e nas nascentes. A falta de mata ciliar pode ser associada a ação do homem, que sem pensar no futuro acaba degradando o seu próprio meio ambiente e assim trazendo consequências que serão sentidas no presente, mas, principalmente, nas gerações futuras.

          Entretanto, o curso d’agua desce a serra formando cachoeiras e a água é limpa. É dificil de acreditar que tal paisagem é encontrada próximo à Montes Claros, uma vez que, a visão que muito de nós temos do rio Vieira é de um corrego sujo, sem vida e que tem a função apenas de receber a poluição da cidade.

          A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garatem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.

          Percebe-se também que todos os elementos presentes nestas imagens são naturais. Até o presente momento, a tecnologia não conseguiu interferir neste ambiente, apesar de que, é possível perceber ao longo do percurso do rio a ação do homem.

           Em suma, temos uma bela paisagem. É dificil descrever quanta beleza pode ser vista neste local. Há, contudo, a necessidade urgente de conscientizar o ser humano da importância de preservar o meio ambiente. Esta conscientização torna-se mais fácil quando desde cedo, ao entrar na escola por exemplo, a criança possa ser orientada da importância e consequencias da preservação da natureza e de tudo que a compõe.

           Se não pensarmos no futuro, será dificil mantermos esta paisagem como ela é nos dias de hoje, uma vez que, não resistirá à degradação e maus tratos. Pode parecer piegas dizer “Vamos preservar a natureza, pois caso contrário, nossas crianças futuramente não terão a sorte de vivenciar estas maravilhas como nós”, mas é a mais pura verdade. Se não agirmos hoje, o amanhã ficará comprometido.

Um comentário:

  1. Muito bom!! Será mesmo piegas falar de preservacão??? Estamos falando cada vez mais para as paredes?

    ResponderExcluir