Seguidores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Degradação do Rio Vieira:uma triste realidade


Metodologia da Geografia

A foto tem como titulo a Degradação do Rio Vieira em Montes Claros, retirada do site www.ana.gov.br/gefst01/imgs4-2.asp

Degradação do Rio viera: uma triste realidade

A foto foi tirada do ponto de vista frontal onde denuncia a triste realidade do rio Vieira hoje. Nela aparece um rio sem vida, possível de se notar por sua aparência: águas escuras, com suas margens desprovidas de vegetação a qual ajudaria a diminuir o processo de erosão d, a presença de lixo em suas margens e em seu leito e a concentração apenas de uma vegetação rasteira comum em águas poluídas, com isso é provável que os peixes e demais animais que viviam nessa área do rio tenha morrido por não conseguirem sobreviver em águas tão poluídas.
Os elementos naturais desse rio ao observar a foto são impossíveis de se perceber, pois com tanta poluição e degradação causada direta ou indiretamente pelas mãos do homem o que prevalece é a imagem artificial provocada por esse desgaste sofrido ao longo dos anos.
Os recursos tecnológicos como se percebe na foto só contribuíram negativamente no processo de conservação do rio, com a utilização cada vez maior por parte das indústrias e das residências de aditivos químicos, materiais plásticos transformados em lixo e utilizados em larga escala. Os quais são depositados sem coleta adequada e o esgoto sem tratamento algum nas águas que um dia já limpas do rio Vieira o qual corta a cidade de Montes Claros. A presença humana ao observar a foto é notória, pois há pessoas, casas, veículos e fábricas próximos às margens por onde corre o rio.
Esta triste realidade percebida através dessa foto infelizmente não se restringe somente a cidade de Montes Claros, também este fato ocorre na cidade de Coração de Jesus e em Bocaiúva onde os Rios: Canabrava e Angicos sofrem com a constante degradação causada pelo recebimento de esgoto sem tratamento e lixo depositados diretamente ao longo das margens desses rios que cortam as duas cidades.
O que podemos constar com tais fatos é que o tema preservação ambiental tão debatido hoje precisa não só de debate, mas de ações concretas e urgentes entre autoridades governamentais e a população, partindo da conscientização por parte de todos da importância de se preservar os recursos hídricos que aparentemente são abundantes, mas que regidos de forma tão inadequada e degradante vamos em um futuro bem próximo perder esse bem tão valioso: nossa água limpa e saudável.
Dupla: Hosane Ferreira, Luciene Pereira

Um comentário: