Seguidores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A POLUIÇÃO DO RIO VIEIRA

A Poluição do Rio Vieira

Edilene Luiz Souza e Souza
Liliane de Jesus Silveira


A observação e o contato direto com a bela paisagem da nascente do Rio Vieira, leva-nos a melhor análise do local, do rio e das condições que o mesmo se encontra.

O Rio encontra-se em área particular e sua nascente está preservada, toda a mata ciliar deste local está conservada, a água é cristalina e o local é convidativo para um momento de relaxamento em suas águas. É muito bonito o local e proporciona uma bela paisagem.

Porém, quando o rio entra na cidade, começa a poluição, ele é contaminado por dejetos vindos de um matadouro, pelo esgoto, pelo lixo que a própria população joga.

É muito diferente o rio em seu percurso dentro da cidade, da sua nascente. A partir do momento que o rio entra em contato com a população ele não é respeitado e valorizado. É muito engraçado, as pessoas gostam de um local agradável e fresco para refrescar o calor e ao mesmo tempo não se preocupam em não poluir esses locais, pois muitas que visitam a nascente do rio, deixam restos de comida, garrafas de plástico, churrasqueiras improvisadas, entre outros.

Partindo da nascente podemos observar a preservação por estar em uma área particular, senão estivesse, poderia estar também poluído desde a nascente. O controle das visitas é fundamental para sua preservação. Para quem não conhece a nascente, não acreditam em tão bela paisagem, e tão belo local, no qual está localizada a nascente do Rio Vieira. Quando falamos com as pessoas que o rio é límpido, muitos não crêem, pois só conhecem o esgoto que corta a cidade.

Existe uma tentativa de tratar o esgoto, como a construção da estação de tratamento (Túnel bala), que ainda não está em total funcionamento, mas já é uma tentativa de salvar esse Rio, que ainda tem muitos momentos bons a nos proporcionar.

É necessário que toda a população se conscientize da importância de preservarmos o nosso Rio, de fazermos a nossa parte em não poluir o que ainda resta dele, e nos engajarmos em propostas para tentar salvá-lo.
"Ainda resta uma esperança!"

Um comentário: