Atitude consciente: Preservação da Nascente e do Rio Vieira
Eliane dos Santos Paixão (elianepx87@hotmail.com)
Valdívia Barbosa do Nascimento (valpedagoga2009@hotmail.com)
O Rio Vieira é uma manifestação viva de que o homem influi direta ou indiretamente para a preservação ou destruição das reservas naturais.
Neste intuito, a imagem ao lado, obtida numa visão oblíqua, retrata que a nascente do Rio Vieira, uma vez não sofrida a ação maléfica do homem, apresenta-se limpa e preservada.
A Resolução CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 303, de 20 de março de 2002, define em seu Artigo 3º as situações específicas em que são consideradas e constituídas as APPs, Áreas de Preservação:
Art. 3º Constitui Área de Preservação Permanente a área situada:
(...)
II – ao redor de nascente ou olho d’ água, ainda que intermitente, com raio mínimo de cinqüenta metros de tal forma que proteja, em cada caso, a bacia hidrográfica contribuinte.
Percebe-se, portanto, que a lei supracitada vem sendo cumprida neste espaço, o que pode ser observado pela conservação da mata ciliar, que protege essa riqueza natural, bem como mantém o curso natural das águas, conforme retrata a imagem abaixo.
No entanto, infelizmente essa realidade não é vivenciada no percurso do Rio Vieira ao longo das cidades, pois o homem, com seus hábitos poluidores têm lançado ao rio continuamente materiais que degradam e destroem-no, como o lançamento de esgoto, alterando assim suas propriedades naturais e comprometendo tanto as espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele.
Conclui-se então, ser de suma importância garantir a preservação dos rios, bem como das matas ciliares, conscientizando a população sobre como preservar e recuperar este bem, que é de todos.
Eliane Paixão
Valdívia
Parabéns!!
ResponderExcluir